quarta-feira, 22 de maio de 2013
Tecido Ósseo
O tecido ósseo é composto por uma matriz orgânica e uma inorgânica. A matriz orgânica são mucopolissacarídeos(tipo de proteína) dispostos em forma trabeculada. Esta matriz confere elasticidade ao osso. A matriz inorgânica é composta por minerais, sendo a sua maioria de fosfato de cálcio. Esta matriz confere resistência ao osso.
3 células estão presentes no tecido ósseo: osteoblastos(célula jovem), osteócitos(célula adulta) e osteoclastos. Tanto os osteoblastos como os osteócitos são responsáveis pela produção de tecido ósseo e os osteoclastos pela absorção óssea.
A lamela óssea corresponde a matriz orgânica, a inorgânica e as células ósseas. Quando as lamelas apresentam a mesma forma anatômica e superpostas com espaço mínimo entra elas formam ossos compactos. Quando as lamelas são de diferentes formas e superpostas com espaços maiores entre si formam ossos esponjosos.
A região central dos osso apresenta medula óssea amarela, composta de tecido conjuntivo que reduz o peso do osso.
Outra estrutura presente em alguns ossos é a medula vermelha responsável pela produção de células sanguíneas. Esta medula pode ser encontrada nas costelas,esterno, vértebras e osso do quadril.
O osso apresenta também uma lâmina dupla de tecido conjuntivo ao redor da diáfise. Este tecido conjuntivo é responsável pelo crescimento do osso em espessura, promover consolidação de fraturas e impede produção de fraturas através dos receptores presentes. Esta região é chamada de periósteo.
As estruturas proximal e distal do osso são chamadas de epífises e nelas predomina tecido ósseo esponjoso. Já na região média do osso temos a diáfise onde estão presentes o tecido ósseo compacto e a medula óssea amarela. Entre a junção da diáfise e a epífise vemos um disco com cartilagem hialina, conhecido como disco epifisial(responsável pelo crescimento do osso em comprimento até a idade adulta).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário